31 AGO 2021
Servidores da Agricultura fazem horta comunitária e melhoram a saúde das famílias
Alface, jiló, couve, pimenta, rúcula e até pitaya, todos orgânicos indo direto da horta para a mesa dos funcionários da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar. Essa iniciativa voluntária faz a diferença e inspira.

Tudo começou com a localização de uma área ociosa dentro da sede da Secretaria. “A vontade de plantar fala alto neste servidores ligados à agricultura, tínhamos certeza que daria certo”, disse Leila Rodrigues, Secretaria da Agricultura.

Decididos por implantar no local uma “horta comunitária” de uso exclusivo dos servidores mudou a rotina na secretaria do tempo vago, no qual eles se revezam no cuidado das hortaliças. Todo mundo pode pegar o que quiser da horta, tanto para comer na hora do expediente, quanto para levar para casa, mas tem que ajudar nos cuidados.

Na horta não são utilizados agrotóxicos então todos os cuidados são feitos manualmente e com saídas ecológicas. “Os servidores fazem os extratos eles mesmos, retiram as ervas daninhas, combate praga para que a horta seja sempre orgânica”, explicou.

Para quem consome os alimentos, a opinião é unânime: desde que Caiado criou a horta comunitária, a qualidade de vida dos servidores melhorou.

“Quando a nossa horta ganhou mais força, com todo mundo ajudando, ela explodiu em produtividade. A horta é boa para a saúde pois os servidores e as famílias deles estão comendo mais verduras”, destaca.