16 ABR 2021
Vacinação de pessoas com 65 anos ou mais começa neste sábado (17)

Andradina/SP
A vacinação no sistema Drive Thru na Secretaria de saúde acontece neste sábado as 8h00 às 14 horas na Secretária Municipal de Saúde na rua Silvio Shimizu, perto da confluência com a rua São Paulo. A vacina passará a ser aplicada em pessoas com 65 anos ou mais.
A cidade tem uma cobertura vacinal de mais de 20%, com um total de 12.984 doses aplicadas sendo que já foram aplicadas a primeira dose a 9.632 pessoas e 3.352 pessoas já tomaram a segunda dose estando totalmente imunizadas contra a Covid 19.
O público alvo da vacinação que são 44.312 pessoas acima de 18 anos no município, então a média na cidade é o dobro da média nacional que circula algo em torno de 10%”, disse o médico Dr João Leme, Secretário de Saúde de Andradina.

Não tomaram a 2ª dose
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Andradina continua convocando cerca de 200 idosos com que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 mas não foram receber a segunda dose na data estipulada.

Tanto a CoronaVac quanto a vacina do laboratório AstraZeneca dependem de duas doses para fornecer a imunização completa. Ainda não há estudos de eficácia com apenas uma dose da vacina, portanto é extremamente importante que estes idosos se dirijam até os locais para realizar a segunda dose da imunização contra Covid-19.

Essas pessoas que deixaram de tomar a segunda dose compareçam a um dos pontos de vacinação (das 8h às 16h) para garantir a vacinação dentro do prazo entre as doses. Quem está com a vacina atrasada também recebe a segunda dose.

Vacina contra a fome
Quem for vacinado, também poderá doar alimentos não perecível, que será destinado as pessoas e famílias mais afetados pela pandemia. A vacinação acontece neste sábado no sistema drive-thru  e as as equipes da saúde e promoção social estarão trabalhando em conjunto para que a vacinação também cumpra seu papel solidário.

“Quem receber a vacina e puder ajudar o próximo, como forma de estender a mão a pessoas que sofrem com a carência de recursos por conta da pandemia pode aproveitar a ocasião levar alimentos não perecíveis que serão recolhidos no o ato da vacinação”, disse a secretária de Promoção Social, Silvana Silva.

Arroz, feijão e café.  Esses são os itens de maior necessidade para o Drive-Thru da Solidariedade que unindo o ato da vacinação com a coleta de alimentos não perecíveis. O Secretária Municipal de Saúde, João Leme, a Secretaria de Promoção Social, Silvana Silva estão pessoalmente participando do drive-thru.

Cadastramento
A Secretaria de Saúde está pedindo aos andradinenses a fazerem o cadastramento do Sistema Único de Saúde (SUS) através do site da prefeitura (www.andradina.sp.gov.br) ou através dos Agentes comunitários de saúde.  Ao preencher o formulário, o usuário será cadastrado e contabilizado para receber a vacina contra o Covid-19.

Acamados com dificuldade de mobilidade
Durante a semana equipes volante da Secretaria de Saúde estará indo à residência dos idosos acamados ou que tem dificuldade de mobilidade para vacinar. A vacinação dessas pessoas acontece tanto na cidade quanto na Zona Rural. As famílias devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou comunicar o seu agente comunitário de saúde para informar a necessidade de vacinação “in loco”.

Foto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura