11 ABR 2021
Campanha de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda

Andradina/SP

A Prefeitura de Andradina, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira, dia 12, a primeira etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Por conta da pandemia de Coronavírus, os primeiros grupos a serem vacinados serão crianças de seis meses a seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

A vacinação será realizada em cinco Unidades Básicas de Saúde de Andradina, sempre de segunda a sexta feira na UAS Norte (Botega) das 8h00 às 12h00 horas; UAS Leste (Santa Cecília) das 8h00 às 12h00 horas, CAMO Mineira das 8h00 às 12h00 horas, CAMO Benfica das 8h00 às 16h00 horas e na UBS Adilson Dantas (Jardim Europa), das 10 às 16 horas.

Segundo a coordenadora da ação primária da saúde do município, Carla Back, a campanha é uma importante medida também no combate à pandemia da Covid-19, porque prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Intervalo
Parte dos grupos prioritários da campanha da vacinação da Influenza coincide com os grupos de risco para vacinação contra Covid-19. Por isso, é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Etapas da vacinação contra a gripe
Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Foto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura