15 FEV 2021
Secretário de Cultura de Andradina fala sobre principais projetos em sua gestão Andradina/SP

Andradina/SP

André Lopes assumiu a da Secretaria de Cultura e Esportes de Andradina. Ele quer reestruturar os espaços culturais da cidade e dialogar com a classe artística. Em sua equipe, Lopes conta com Rogério Casonato, da Divisão de esporte e Modalidades; Renan Soares, como diretor de cultura e Fabrício Domingos Moreira, como diretor de esporte. Em entrevista, o secretário explica como será sua gestão, principais projetos e os desafios que a Secretaria de Cultura enfrenta hoje.

Como é assumir a Secretaria de Cultura e Esportes? Como surgiu essa oportunidade? Empolgante e desafiador. O prefeito foi levantando nomes pra cada pasta durante e posteriormente campanha eleitoral. Estabelecendo o critério de capacidade de integração social e perfil técnico profissional, acho que passamos no vestibular.

Quais são os desafios da Secretaria atualmente? Reformas das praças esportivas e pontos culturais municipais, deixando em condições adequadas pra uso.
No esporte, qual a carência da cidade?
Oficinas e escolas de base, pois aqui sempre foi celeiro de grandes atletas de âmbito nacional. Em que será focada essa sua gestão? Crianças vulneráveis, adolescentes em conflito com a lei e alcançar aqueles que com uma oportunidade não serão futuros criminosos.
Quais são os principais projetos?
Oficinas culturais e escolinha de esporte nos bairros. Também como recuperação do patrimônio cultural e esportivo .
Andradina tem alguns espaços culturais, como pretende usá-los?

São cinco espaços: Centro Cultural Pioneiros de Andradina, Casa de Cultura Cora Coralina, Praça Céu das Artes, Museu da Imprensa e Biblioteca Municipal. Estes serão reestruturados e usados com oficinas culturais aulas diversas, eventos e congressos, todos com fins culturais.

A pandemia paralisou totalmente o setor de cultura, o que a você pensa em fazer para retomar a arte, assim que possível?
Lives mensais de dança, música e teatro. As feiras serão abastecidas com apresentações artísticas e exposições; cadastrar e organização as classes artísticas; estimular os congressos culturais; fortalecer associações culturais e criar um conselho municipal de políticas culturais.
Muitos artistas criticaram a conduta com a classe artística, dizendo até mesmo que foram ‘esquecidos’, durante a pandemia, o que pensa sobre isso?

Artistas foram esquecidos e não tiveram assessoria do Poder Público Municipal andradinense pra utilização da lei Aldir Blanc, por exemplo. Em cidades maiores, há pessoas que têm conhecimento técnico para atender os pré-requisitos legais e ajudar os colegas, mas nossa cidade não tem pessoas com esse ‘know how’. Aqui, o Poder Público não teve esse tipo de carinho com os artistas. Nós faremos com que eles sejam melhor atendidos, em 2021 e, assim, em diante.

O que pretende fazer em apoio à classe artística de Andradina?
Ser bem acessível, nos reunir com as classes de todas as diversidades e artísticas e traçar estratégias com ações de efeito cultural, pois Andradina será um polo turístico regional, movimentando a economia com entretenimento, geração de empregos e sendo anfitriã de 3 milhões de turistas por ano. A cultura local deve promover uma efervescência de bons eventos em hospitalidade aos visitantes.

(Carolina Marques – Folha da Região 14/02/2021)

Fonte: SECOM/Prefeitura
Autor: SECOM