15 FEV 2021
Vereador apresenta programa que garante compra de alimentos da Agricultura Familiar

Andradina/SP
O ano de 2021 mal começou e na Câmara Municipal de Andradina/SP vários projetos apresentados vem de encontro com as a necessidade de mudança em diversas áreas do município. Atendendo as necessidades de pequenos produtores da agricultura familiar o vereador Guilherme Pugliese (PSDB) apresentou ao prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes um projeto que cria um Programa Municipal da Agricultura de Interesse Social (PMAIS). Secretário de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Ernesto Júnior, também participou da apresentação do projeto que será votado na Câmara.

Desenvolver o campo e melhorar melhores condições aos agricultores familiares do município foi uma das bandeiras de Mário Celso em sua campanha e está entre as metas prioritárias do seu governo. Para se ter uma ideia da importância dos agricultores familiares, estima-se que eles são responsáveis por até 80% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

dos produtos da agricultura familiar em Andradina com objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias que trabalham no campo.
“Pelo projeto o município fica autorizado a comprar pelo menos 30% dos alimentos consumidos nas atividades das secretarias diretamente dos produtores da Agricultura Familiar ou suas organizações. Com certeza isso também melhora a qualidade de vida de quem irá consumir alimentos de melhor qualidade e na maioria das vezes produzidos com métodos orgânicos”, disse Pugliese.

“Ficamos felizes com essas iniciativas que veem de encontro com o que pensamos sobre a agricultura. Não existe uma cidade rica sem um campo rico e nossos pequenos produtores rurais merecem nosso respeito”, disse o prefeito.
Mario Celso acredita que a meta do governo para o setor é promover o desenvolvimento, a geração de emprego e renda para essas famílias que se dedicam a lavrar juntos a terra.

Para Pugliese o PMAIS vai fomentar a comercialização da agricultura familiar município possibilitando a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo o que não deixa de ser uma ação social.
“Sabemos que a prefeitura compra frutas, verduras, legumes e outros alimentos, utilizados nas refeições das escolas e também distribuem alimentos através da promoção do social. “O programa pode potencializar a produção e estimular a comercialização para aproximar produtores rurais com a população da cidade, que receberá sempre produtos de primeira qualidade na alimentação oferecida pelo município”, finalizou o vereador

Experiência do Estado
O Governo do Estado de São Paulo tem um programa similar por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania em parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O programa tem uma aplicação orçamentária de mais de R$ 10 milhões de Reais.

Fotos - créditos: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura