18 DEZ 2020
Andradina aumenta nota como Município Verde Azul
receba notícias

A prefeita Tamiko Inoue está fechando o ano e o seu governo com uma ótima notícia na área do meio ambiente. A cidade de Andradina ampliou a nota do Certificado como Município Verde Azul concedido pelo Estado de São Paulo.

O Programa Estadual Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O certificado é dado aos municípios que atingem a nota superior a 80 pontos. Andradina em 2019 tinha conseguindo a nota 84 e neste ano saltou para 87, ocupando a 49º colocação dentre 645 municípios paulistas.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

As diretivas de destaque foram destaques no município: Resíduos Sólidos com 9,41 pontos; Qualidade do ar com 10 pontos; Uso do solo 9,65 pontos e Gestão das águas com 9,52 pontos.

Ao final de cada ciclo anual, o PMVA publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. Tal Ranking resulta da avaliação técnica, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

Tamiko esteve, nesta sexta-feira (18), ao lado do secretário do Meio Ambiente, Claudio Gotardo, e equipe Adriano Denuncio, Priscila Queiroz, Luciene Almeida e Munir Lima, além da consultora ambiental, Jéssica Afonso, visitando um dos projetos que é destaque o Ecoponto Urbano.

“Esta evolução de Andradina só foi possível devido ao trabalho realizado por todos na Secretaria”, destacou Gotardo.

Ecoponto Urbano

O Ecoponto Urbano é um local de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), entulhos, podas de jardinagem e restos de construção de até um metro cúbico.

No Local, o munícipe pode dispor de seus resíduos gratuitamente no estilo drive thru. O Ecoponto Urbano funciona de segunda a sábado das 7 às 18 horas e aos domingos das 7 às 12h e fica localizado no prédio da antiga Cobrac, na rua Guiomar Soares de Andrade esquina com a vicinal Emitério Castilho Teno próximo ao Horto Educacional, no bairro Passarelli.

Foto - econponto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura