Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Andradina
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
16
16 MAR 2020
Governo de Andradina traça Plano de Contingenciamento para enfrentar o coronavírus
Foto Noticia Principal Grande
Prefeita Tamiko reuniu equipe de governo e especialistas para elaboração do Plano de Contingência de combate ao coronavírus em Andradina

Para diminuir os riscos de propagação do coronavírus (COVID-19), o Governo de Andradina preparou um Plano de Contingenciamento que altera a rotina dos serviços públicos e tem o compromisso de levar o máximo de informação sobre as medidas de prevenção à população.

Diante da equipe técnica da Secretaria de Saúde, incluindo os profissionais da Vigilância Epidemiológica (VE), e com a participação também de secretários municipais, a prefeita Tamiko Inoue ao lado do vice-prefeito Pedrinho Bentivóglio, enalteceu que todas as ações necessárias para proteger a saúde dos andradinenses precisam ser tomadas.

Segundo o secretário de Saúde, Farid Haddad, este Plano de Contingenciamento poderá ter as ações modificadas conforme a realidade do município.

“É importante ressaltar que em Andradina ainda não temos casos de transmissão do coronavírus entre pessoas como em São Paulo e outras cidades do País. E o nosso papel é exatamente este, de tentar evitar a proliferação massiva e tomar as medidas restritivas conforme o avanço do vírus”, comentou Farid. “Em Andradina hoje estamos monitorando um caso suspeito de uma mulher de 62 anos que chegou da Europa no último dia 10 e apresentou sintomas. Ela não passou pela rede municipal de Saúde, mas a Vigilância Epidemiológica, que é o único órgão competente para fazer o acompanhamento, fez a coleta do sangue e está esperando o resultado enviado ao Instituto Adolfo Lutz, que também é o único laboratório referenciado pelo município com autoridade para a realização do exame”, completou.

Segundo a médica infectologista da VE, Terezinha Manteiga, o plano de contingenciamento deverá ser atualizado conforme o avanço do coronavírus, porém toda a equipe de saúde está com atenção redobrada para o atendimento à população.

Atendimento – Conforme o Plano de Contingência as pessoas que apresentarem os sintomas, febre, tosse, coriza, devem procurar as unidades básicas de Saúde ou consultório médico.

Em casos de agravamento, principalmente desconforto respiratório, procurar a UPA24h ou o pronto de atendimento de convênio particular, utilizando máscara e informando na recepção o estado gripal.

Segundo o médico diretor-clínico da UPA24h, Amyr Zalnierukynas Camilio, está preparada para atender, porém o foco será para os pacientes que tiverem o agravamento citado.

 

Medidas Administrativas – Os órgãos municipais continuarão funcionando normalmente, mas como prevenção o município recomendará que os funcionários com mais de 60 anos, que são o grupo de risco, não fiquem no atendimento ao público e atuem mais em serviços de retaguarda.

Outra medida administrativa será a de suspensão por seis meses das férias dos profissionais da Saúde para manter as equipes completas nas unidades.

 

Educação – Segundo a secretária municipal de Educação, Lucilene Novaes, o município adotará a mesma medida anunciada pelo Estado. Nesta semana as aulas serão facultativas para os pais que quiserem encaminharem seus filhos à escola, porém sem o registro de faltas ou perda de trabalhos e provas avaliativas, e a partir do dia 23 estarão suspensas, com exceção das creches que continuarão funcionando, mas medidas internas para evitar a concentração de crianças em um mesmo ambiente.

 

Eventos e CCI - Os eventos com grande concentração de eventos estão permanentemente suspensos em todo o município assim como as atividades do CCI (Centro de Convivência do Idoso). Cinemas, bibliotecas e demais órgãos devem seguir o protocolo do Estado e se manterem fechados.

 

 

Fonte: Secom/Prefeitura
Local: Andradina
Brasão
Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina-SP CEP: 16901-900
FALE CONOSCO(18) 3702-1000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30
Receba as novidades da Prefeitura.
Cadastre-se!
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia