04 FEV 2020
Tamiko acompanha novas regras para repasse do Ministério da Saúde

A prefeita Tamiko Inoue participou, na manhã desta terça-feira (04), de uma reunião promovida pelo Ciensp (Consórcio Municipal do Extremo Noroeste de São Paulo), com prefeitos da região para tratar das novas regras do Governo Federal sobre os financiamentos da Atenção Primária à Saúde.

Comandada pela doutora em Saúde Coletiva da Unicamp, Carmen Cecília de Campos Lavras a prioridade foi apresentar as novas leis e capacitar os gestores da Saúde Municipal e os prefeitos da região. O encontro também contou com a participação do coordenador geral do Tribunal de Contas de Andradina, Haruk Isa.

“O Ministério da Saúde lançou o programa ‘Previne Brasil’ que visa uma reestruturação e fortalecimento das ações realizadas através da Atenção Básica como cadastro dos usuários com sistema interoperante com o SUS, programas de Saúde da Família, equipe multiprofissional entre outros”, conforme destacou Carmen.

Para a prefeita Tamiko a mudança da forma de repasse não traz preocupações para Andradina. “Graças ao empenho dos nossos gestores da Saúde, o cadastro obrigatório dos usuários já está sendo implantado e os programas como Melhor em Casa, Academia da Saúde, Saúde Bucal e os demais programas são exemplos em toda nossa região”.

Tamiko acredita que pode até aumentar os repasses para o município devido à quantidade de programas e de serviços ofertados a população. Ela também agradeceu o empenho do Ciensp em informar e orientar nesta nova etapa. “O Ministério estabeleceu critérios para realizar a forma de repasse e nosso papel é adequar de forma responsável e transparente as ações realizadas”.

Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina-SP CEP: 16901-900