06 JAN 2020
Governo de Andradina realiza recadastramento de usuários do SUS

Seguindo orientações do Governo Federal a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina está realizando através das Equipes de Saúde da Família (ESF) o recadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida é parte do Programa Previne Brasil para melhor gestão dos recursos no país.

Casa a casa os agentes devidamente uniformizados e identificados com crachá coletarão os dados pessoais de cada membro da família para não apenas garantir melhor atendimento nas unidades, mas também manter ações de Vigilância em Saúde como controle sanitário de clínicas e estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, controle de doenças endêmicas e manejo ambiental, controle de zoonoses e ações de imunização.

“A iniciativa visa atualizar e ampliar o cadastro dos usuários, pois muitas pessoas são atendidas na atenção primária, mas nem sempre estão vinculadas às equipes de saúde, o que garantiria o acompanhamento. Ou mesmo, por não terem a saúde monitorada no dia a dia, essas pessoas acessam o SUS nas emergências hospitalares, com quadros mais graves de doenças que poderiam ter sido evitadas”, comentou o secretário da pasta, Farid Haddad.

Farid explicou ainda que o vínculo do cidadão à Equipe permite o planejamento da oferta de serviços no município e o acompanhamento adequado de cada paciente. Além dos atendimentos na rede de Urgência e Emergência e ainda em serviços hospitalares especializados como Centros de Hemodiálise, Unidades de Terapia Intensiva, Hemocentros e redes de Transplante de Órgãos.

Em Andradina, a meta é recadastrar toda a população, visto que neste último trimestre o Governo Municipal ampliou a cobertura das ESFs para 100% do município, aumentando a quantidade de 11 para 16 equipes, contando com mais atendimentos nas unidades, além da ampliação do horário de funcionamento e incremento de novos serviços em todas as unidades.

“A atenção primária é a porta de entrada do SUS. Com todos cadastrados alcançaremos um nível de atenção em que será possível monitorar principalmente materno-infantil, imunização e doenças crônicas, o cidadão estará mais bem cuidado”, finalizou.

Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina-SP CEP: 16901-900