03 DEZ 2019
Toma posse ao novo Conselho do Fundeb

Andradina
Secom/Prefeitura

Na tarde desta segunda-feira (02), o vice-prefeito Pedro Bentivoglio participou da posse dos novos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb).

A reunião de posse aconteceu no Paço Municipal na presença da secretária municipal de Educação, Lucilene Novais, e dos conselheiros titulares e suplentes indicados pelos segmentos que possuem representatividade.

O conselho tem como principal objetivo fiscalizar todos os recursos enviados pelo Governo Federal através do Fundeb utilizados pelo Governo de Andradina durante o biênio 2019/2020.

“Além disso, é o elo entre a sociedade e a administração. Debatemos as necessidades, demandas e investimentos para a educação”, comenta a secretária da pasta.

A função é do acompanhamento, o controle social e a análise das prestações de contas dos recursos transferidos a estados e municípios por meio do PAR (plataforma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O acompanhamento deve ser realizado por apresentação de documentos comprobatórios em reuniões trimestrais.

O vice-prefeito que acompanhou a posse enfatizou que um dos grandes pilares do Governo de Andradina é o investimento na educação.

Recentemente foram investidos na aquisição de ar-condicionado que estão sendo instalados gradativamente nas escolas, reforma da estrutura elétrica, novos laboratórios de informática e reforma das escolas, entre outros.

“Estamos investindo no futuro das nossas crianças com qualidade. Excelência no ensino, nos materiais pedagógicos, na merenda, no treinamento para nossos professores, na infraestrutura e a prova disso é a nossa pontuação crescente no Ideb”, finaliza Pedrinho.

Vale lembrar que a verba do Fundeb é investida mais de 70% para pagamento de professores e o restante para pagamentos dos demais funcionários da educação municipal.

O Conselho do Fundeb se renova a cada dois anos e é formado por membros e suplentes de diversos segmentos da sociedade:

Representantesdo Poder Executivo:  Jhennifer da Silva Soares – Titular e Marly Araújo Stefanati– suplente;

Representantes da Secretaria Municipal de Educação: Vera Lúcia dos Santos Gabriel – titular e Adriana Alves de Souza – suplente;

Representantes do Conselho Municipal de Educação: Celina Áurea Chaves Jara – titular e Estela Maria Cassiolato Goda – suplente;

Representantes do Conselho Tutelar: Anne Caroline Marcelino Silva – titular e Núbia da Silva Souza – suplente;

Representantes dos Diretores de Escola Básica Pública: Denize Gonçalves da Silva titular e Luliza HelenaMarim Marini suplente;

Representantes de pais de alunos da Educação básica pública: Anselmo Oliveira Lima e Viviane de Oliveira – titulares e Yara Cristina dos Santos Souza e Janaína Marcela de Souza Ribeiro suplentes;

Representantes de professores da Educação Básica Pública: Valéria Cristina Rosa Araújo Dourado titular e Patrícia Ochoa Liberato suplente;

Representantes de servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas: Odete Maria dos Santos titular, e Milene Aparecida da Silva Ziviane suplente;

Representantes dos Estudantes da Educação Basica Pública: Genidalva Pereira da Conceição titular e Maria Rosa Cunha suplente;

Representantes dos Estudantes da Educação Básica pública Secundaristas: Érica Cristina Florêncio Zanini titular e Mislaine Aparecida Bombardi Matias de Sá suplente.

Na posse foram realizadas as eleições para presidente, vice-presidente e secretário pelos conselheiros titulares como segue: presidente profª Valéria Cristina Rosa A. Dourado, vice-presidente profª Érica Cristina Zanini e secretário o sr. Anselmo Oliveira Lima.

Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina / SP CEP: 16901-900