28 OUT 2019
Projeto de Capoeira do Governo de Andradina vem transformando vidas
A capoeira é hoje um dos maiores veículos de transformação social

O Projeto Nasce (Núcleo de Atividades Sociais, Culturais e Esportivas) da Secretaria de Cultura do Governo de Andradina está transformando a vida das crianças e adolescente que fazem parte das dezenas de atividades oferecidas. Prova disso, foi a formatura dos alunos da Capoeira.

O evento, que aconteceu na noite do último sábado (26), na arena do Centro Cultural, reuniu adeptos e familiares, além de professores de mais de 20 cidades e do mestre Aranha fundador a 35 anos do grupo Memória de Capoeira, reconhecido internacionalmente por levar a arte a diversas culturas como o Japão, por exemplo.

A secretária da pasta, Marinalva Pereira prestigiou o evento ao lado da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Jane Martins que no ato representou a prefeita Tamiko Inoue, entre outras autoridades.

“Dá orgulho de ver tantas famílias, crianças pequenas, jovens e o carinho que a turma tem com os participantes especiais. Essa oficina vai muito além da aula, hoje presenciamos a irmandade e cuidado que um tem com o outro, essa filosofia levam para o resto da vida”, disse emocionada Marinalva.

O clima foi de muita emoção para os formandos que realizaram um teatro, assistiram palestra com vídeos motivacionais e o professor responsável pelas aulas de capoeira do Nasce, Tatau, recebeu diversas homenagens de alunos e também de pais que se demonstraram agradecidos pelo empenho do mestre, da disciplina e bom comportamento que os filhos têm alcançado e do quanto o esporte tem transformado o dia a dia das crianças.

“Este é o 5° ‘Joga ai que eu quero ver’, só temos a agradecer a todos que tem incentivado a capoeira a crescer. Estamos em todos os bairros da cidade com um trabalho social que formará bons capoeiristas mais a cima de tudo cidadãos”, agradeceu o professor.

De acordo com o mestre Aranha, a capoeira é hoje o maior veículo de transmissão da Língua Portuguesa no mundo e em 2014 foi instituída como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

“Uma curiosidade que talvez todos não saibam é que este é um esporte genuinamente brasileiro, aonde quer que haja uma roda de capoeira, tanto as músicas como as aulas são ministradas em português, essa é a arte marcial brasileira reconhecida em todo o mundo, parabéns a todos de Andradina pelo belíssimo trabalho”, comentou Aranha.

Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina / SP CEP: 16901-900