09/09/2019 às 10:33:00
Espaço Árvore é implantado em Andradina

› Local: Andradina

A Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Andradina implantou em alguns prédios públicos o “Espaço Árvore”. Esta proposta compõe as ações do Programa Município Verde Azul, o qual Andradina está inserida.

O “Espaço Árvore” consiste em deixar no entorno das árvores um espaço para proporcionar melhor vitalidade para o elemento arbóreo, evitando rachaduras nas calçadas, melhorando a infiltração de água no solo e a fixação das raízes. Além da ação nas árvores já existentes, foram plantadas mudas em alguns prédios públicos. As spécies plantadas são diversificadas como a pitanga, resedá e pata de vaca.

O espaço árvore pode ser implantado em todas as calçadas que possuem largura mínima de 2 metros. Deve-se sempre respeitar as medidas mínimas de acessibilidade das calçadas (mínimo de 1,20 m livre), para implantar o espaço árvore as dimensões sugeridas são: largura= 40% da largura da calçada e comprimento = o dobro da largura, ou seja, se uma calçada possui 2,0 metros de largura, o espaço árvore será de 0,80 m (oitenta centímetros) de largura e 1,60 m (um metro e sessenta) de comprimento.

As árvores precisam de medidas básicas para manter sua vitalidade, portanto, não se deve concretar a árvore até seu troco, pois as raízes tendem a quebrar as calçadas e a árvore fica mais frágil a queda, além de prejudicar a infiltração da água e consequentemente avitalidade arbórea.

Para maiores informações sobre arborização urbana, a população pode buscar a orientação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou acessar o Guia de Arborização Urbana que esta disponível no site da Prefeitura Municipal.

Secretaria de Meio Ambiente
Telefone:(18) 3723-6292