05/09/2019 às 17:02:00
Governo de Andradina e Apae promovem o Setembro Verde de conscientização da inclusão social

› Local: Andradina

O Governo de Andradina por meio Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Andradina estão promovendo o Setembro Verde, campanha de conscientização da inclusão social.

Segundo explica a secretária de Promoção Social, Sandra Pereira, as ações e atividades ocorrem pelo cofinanciamento pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, por intermédio de projetos especiais apresentados e aprovados pelos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Realizado no último dia 02 de setembro, o “I Seminário do Trabalho Social com Famílias na Atenção a Pessoa com Deficiência”, criou um espaço para os profissionais da área e um repensar das metodologias de ação frente as necessidades sociais das famílias e pessoas com deficiência.

O evento contou com a participação de municípios da região, com destaque para: Castilho, Pereira Barreto, Guararapes, Murutinga do Sul, Guaraçaí, Nova Independência, Itapura, entre outros, com a presençada presidente da APAE Andradina, Silvia Garcia de Almeida, e da diretora da entidade, Lidia Nakaguma.

O debate aconteceu com a mediação da Profa. Dra. Abigail Silvestre Torres, onde a mesma é referência nacional para o trabalho na política de assistência social. Esta atividade insere o município de Andradina no diferencial e no que existe de mais novo para o trabalho com pessoas deficientes.

Já no dia 03 de setembro foi realizada uma supervisão técnica e uma proposta de elaboração de fluxo e protocolos para atendimento das famílias e pessoas com deficiência.

Estas estratégias lideradas pela prefeita Tamiko Inoue estão sendo feitas com a proposta de possibilitar a melhoria no atendimento desses segmentos vulnerável, que as vezes encontram dificuldades para cuidar e proteger seus filhos.

Com apoio de profissionais qualificados, a atenção a este público será ampliada e melhorada. “O intuito é de ampliar a visibilidade das pessoas com deficiência, diversas ações estão sendo realizadas durante todo o mês, como seminário, roda de conversa, caminhada e palestras”, comenta Tamiko.

Setembro Verde

Desde 2015 a Apae de Andradina promove o Setembro Verde, a fim de fortalecer a inclusão social e despertar a ideia de que todos os cidadãos devem ter seus direitos garantidos e participarem efetivamente da sociedade.

“A iniciativa tem como propósito atingir o maior número de pessoas e propor reflexões sobre a importância da inclusão social, além de estimular o reconhecimento das pessoas com deficiência”, finaliza Sandra.