07/08/2019 às 14:53:00
Procissão de Bom Jesus da Lapa mantém tradição em Andradina

› Local: Andradina

A cidade de Andradina manteve a tradição, nesta terça-feira (06), da Procissão de Bom Jesus da Lapa, com milhares de fiéis em uma das maiores manifestações religiosas do Noroeste Paulista.

Segundo explica o secretário de Turismo, Hugo Zamboni, a procissão acontece há mais de 70 anos no município no dia 6 de agosto. Neste dia, os fiéis fazem o percurso de frente da Paróquia de Nossa Senhora das Graças passando pela vicinal que liga Andradina à Paranápolis e termina com a missa na Capela do Santo em Paranápolis.

A tradição da procissão começou com o casal Antônio Alves da Silva e Erothildes Neves e Silva, com os primeiros registros em 1943, já falecidos que vieram de Paramirim (BA) e se tornaram proprietários rurais em Paranápolis. Ambos seguiam as tradições de Bom Jesus da Lapa (BA) e construíram uma capela dentro da propriedade que eram donos onde hoje acontece a festa tradicional.

Em março de 2014, a Câmara de Andradina aprovou meio feriado (a partir do meio-dia) em Lei criada pelo então vereador Nelson Pegoraro. A intenção do parlamentar foi permitir que funcionários do comércio, bancos, instituições públicas pudessem participar da procissão.