05/08/2019 às 16:43:00
Governo de Andradina debate produção e realiza feira em incentivo a agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo de Andradina realizou no último sábado (03) o I Encontro de Práticas e Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar de Andradina e Região e o I Feirão da Agricultura Familiar na manhã desta segunda-feira (05).

A prefeita Tamiko Inoue participou do Encontro que aconteceu na ETEC Sebastiana Augusta de Moraes (Escola Agrícola) com a presença do secretário da pasta, Fernando Magno, do vereador Joaquim Justino (Joaquinzão), do prefeito de Guaraçaí, Nelson Tanaka, e do vereador, Osmar Rodrigues (Bá), além do diretor da Etec, Márcio Torrente, do presidente da AACEA, Alexandre Myashiro,  do presidente da Associação de Produtores e Negócios, José Marcelino Caffeo e ainda do secretário de Agricultura, Nino Spegiorin.

“É gratificante ver tantas pessoas, setores da nossa sociedade, principalmente de ensino como a Etec, envolvidas pela causa da família do campo. Minha história tem como base a produção agrícola, sou filha de sitiantes e também trabalhei na terra. E hoje, sabemos bem, o quanto a cidade depende do pequeno produtor rural para se manter. Agradeço a todos os envolvidos e coloco nosso Governo a disposição para desenvolvermos cada vez mais este setor”, disse tamiko.

O cronograma do evento contou apresentações sobre práticas da agricultura familiar como sementes crioulas, resgate, multiplicação, conservação e partilha, com o Dr. Leandro Barradas Pereira; apicultura e meliponicultura na Etec de Andradina com o professor Dr. Lauro Kenji Komuro; horta orgânica com a assistente Social do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Rosilva Brito.

E também orientações sobre políticas, como o Sistema de Ensino em Alternância com a Drª Mariana Esteves (ETEC) e ainda Sistema de Produção e Comercialização Agrária de Andradina, com o secretário Fernando.

O auge do evento ficou por conta do renomado palestrante, professor Dr. Kunio Nagai que deu uma aula sobre agricultura sustentável e uma oficina sobre o adubo orgânico conhecido como Bokashi.

Feirão

E na manhã desta segunda-feira (05) foi realizado o I Feirão da Agricultura Familiar que levou centenas de pessoas ao Barracão do Produtor inclusive a prefeita Tamiko que garantiu hortaliças e legumes para semana.

A experiência na iniciativa visa aproximar o pequeno produtor da comunidade, abrindo mais um leque de opções aos moradores daquela localidade. “Hoje vemos aqui o que chamamos de família para família. A produção da agricultura familiar, que mantém este mercado, essa economia diante do avanço da cana e outros adventos que ocuparam o campo, chegar até o consumidor gerando mais que um comércio, um laço, um círculo de desenvolvimento socioeconômico, este é nosso objetivo”, comentou Magno.