27/06/2019 às 17:19:00
Reunião debate cronograma de execução da Agroindústria do Leite

A prefeita Tamiko Inoue liderou uma reunião nesta semana entre o Governo de Andradina, a Fundação Banco do Brasil, a Coapar (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores) e a Câmara Municipal sobre o cronograma da instalação Agroindústria do Leite.

Em pauta, o relatório do cronograma executado dos primeiros recursos liberados e vistoria das atividades, para liberação de novas parcelas.

Tamiko explica que a agroindústria vai fortalecer a cadeia produtiva criando forças para os produtores competirem no mercado, levando os produtos daqui para as diversas regiões do estado e do Brasil. “Isto permitirá o fortalecimento da produção, especialmente as pessoas do campo, gerando um desenvolvimento social e econômico”.

Pela Câmara participaram os vereadores Edgar Dourado, Márcio Makoto, Cal Baiano, Hernani da Bahia, Joaquim Justino (Joaquinzão) e Sérgio Santaela. Pela Fundação BB, os assessores Luiz Guilherme Menezes e Maria Eduarda Serra e o gerente de relacionamento da agência de Andradina, Luis Antonio Miranda. Já pela Coapar, o presidente Lourival de Paula, o vice-presidente Victor Zerbinatti, além de membros da cooperativa.

A instalação da Agroindústria do Leite é uma parceria entre o Governo de Andradina e o Governo Federal pelo programa Terra Forte do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), da Fundação Banco do Brasil e já teve a assinatura do convênio de R$ 12,8 milhões para a construção da unidade.

A área de 20 mil metros quadrados onde a agroindústria será construída foi doada pelo Governo de Andradina com aprovação da Câmara e fica em local estratégico no encontro das rodovias Marechal Rondon (SP-300) com Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), a Integração, região que está recebendo também investimentos da iniciativa privada, como a instalação de um parque aquático.

Estudos realizados no projeto apontam que existe uma demanda de mais de 900 mil litros de leite por dia tanto para o setor institucional como para o convencional, com foco em todo o Estado de São Paulo, segundo explica o Ouvidor Público, Rosivaldo de Paula.

Hoje Andradina e região já tem uma bacia leiteira com capacidade para uma produção de 100 mil litros por dia. A agroindústria é capaz de processar 50 mil desta bacia e permitirá que a Coapar crie a própria marca agregando assim valor, estimulando a melhoria nas condições de vida dentro da agricultura familiar fomentando assim a distribuição de renda que é a principal proposta do projeto.

Participaram ainda os secretários de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernando Henrique Ramos, de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Jane Martins, de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Nilo Alves dos Santos.