11 JUN 2019
Tamiko visita reforma na Praça do Teodoro

Andradina é uma cidade excepcionalmente arborizada, de ruas e avenidas largas e bem planejadas, com praticamente uma pracinha por bairro. Uma das mais queridas e históricas a Praça Stélio Machado Loureiro, popularmente conhecida como “Praça do Teodoro” está recebendo reforma no piso de pedra portuguesa.

A prefeita Tamiko Inoue apreciadora da cultura e da arte desenhadas no chão de nossas praças foi ver de perto como está a obra. “Em toda a extensão do calçamento as pedras são colocadas uma a uma. Destacamos o trabalho de paciência e dedicação nas mãos dessas pessoas que são verdadeiros artistas. Como sempre somos gratos por essa conquista que gera benefício direto em segurança e qualidade de vida a nossa população”.

Geralmente em calcário branco e negro a calçada à portuguesa ou mosaico português, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido em meados do século XIX.

Este tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e espaços públicos, ainda é muito usado em países da Europa por formar padrões decorativos ou mosaicos pelo contraste entre as pedras de distintas cores.

O mesmo piso utilizado em Andradina pode ser visto, por exemplo, em projetos como o do Largo de São Sebastião, construído em Manaus no ano de 1901, cujo motivo do tipo mar largo inspirou também o famoso calçadão da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Por falar em segurança vale lembrar que a “Praça do Teodoro” bem como todas as outras do município recebeu a instalação de postes e luminárias (globos) com rede elétrica de acionamento automático, que além de um ótimo efeito visual de decoração da paisagem, trouxe mais tranquilidade aos moradores e transeuntes daquela localidade.

Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina-SP CEP: 16901-900