03/06/2019 às 14:51:00
Campanha 1 milhão de passos pela esclerose múltipla tem grande participação em Andradina

› Local: Andradina

Cerca de 200 pessoas aderiram a Campanha do Dia Internacional da Conscientização da Esclerose Múltipla (30 de maio) e participaram de uma caminhada neste último sábado (01).

A Campanha 1 milhão de passos pela esclerose múltipla em 1 só dia teve o apoio do Governo de Andradina por meio da Secretaria de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos. A própria prefeita Tamiko Inoue esteve caminhando.

“Esta é uma data de extrema importância para pacientes e familiares, representando uma conquista fundamental na luta pela divulgação e reconhecimento da doença no cenário nacional”, comentou Tamiko.

Além da conscientização a campanha de âmbito internacional é organizada pela AGDEM (Asociación Granadina de Esclerosis Multiple) e tem como objetivo manter e aumentar as pesquisas que encontrem a causa da esclerose ou medicamentos que proporcionem mais qualidade de vida aos pacientes.

“A intenção é conscientizar as pessoas sobre vários aspectos do diagnóstico, pois os sintomas podem ser confundidos com outras diversas patologias. No meu caso, tive que passar por 16 médicos até chegar a conclusão do diagnóstico”, comentou Daniela Flauzino Gonçalves que já participou como voluntária em estudos médicos na Espanha, além de se ruma das organizadoras do evento no Brasil.

Segundo explica o secretário de Direitos Humanos, Fabrício Carvalho, este movimento global inclui todas as pessoas com e afetadas pela Esclerose Múltipla em todo o mundo, os indivíduos, grupos e organizações que lutam para melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença e aqueles afetados por ela. “Quanto mais informação e quanto antes feito o diagnóstico, melhor é o tratamento para o paciente”.