14/05/2019 às 16:11:00
Governo de Andradina realiza capacitação regional do Programa Município Verde Azul

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Meio Ambiente acompanhada do Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo) realiza nesta terça e quarta-feira (14 e 15), no anfiteatro do Centro Cultural, uma capacitação regional do Programa Município Verde Azul.

A abertura contou com a presença da prefeita Tamiko Inoue, o presidente do Ciensp e prefeito de Ilha Solteira, Otavio Gomes, o presidente da Amensp (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo) e prefeito de Murutinga do Sul, Gilson Pimentel, os prefeitos de Guaraçaí, Nelson Kazumi Tanaka, de Castilho, Fátima Nascimento, de Sud Menucci, Júlio Cesar Gomes, além de outras autoridades e representantes dos 17 municípios que compõe o Consórcio.

“São grandes os desafios na área ambiental. Queremos um desenvolvimento econômico que seja aliando a sustentabilidade e questões sociais”, comentou Tamiko.

Destinado a setores que estão diretamente ligados ao êxito do município Verde Azul a capacitação é ministrada pelo coordenador do Programa, José Walter Figueiredo. Foram discutidos o tratamento de esgoto, gestão das águas, resíduos sólidos, biodiversidade, uso do solo, qualidade do ar.

E ainda, município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, arborização urbana entre outros. “São 10 diretivas que o município deve executar visando à qualidade ambiental. É um treinamento envolvendo todos os setores da Prefeitura buscando a conscientização sobre a importância do Programa”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo.