12/04/2019 às 18:01:00
Andradina debate consolidação do SUS na Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina realizou nesta semana no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças, a V Conferência Municipal de Saúde de Andradina, com o tema “A consolidação do SUS para manutenção do direito a saúde”.

O evento contou com a presença do secretário da pasta, Marcelo Gimenez, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Teixeira, e do advogado consultor em políticas públicas, Alexandre Gil de Melo. Os eixos debatidos foram saúde como direito, reafirmação dos princípios do SUS, financiamento SUS e participação social.

“Esta etapa precede as conferências regional e estadual de onde saem às diretrizes para a 16ª Conferência Nacional de Saúde com foco nas políticas públicas de saúde para todo o País”, explicou Gimenez.

Autoridades da área, profissionais de saúde e usuários da rede pública discutiram os eixos e elegeram delegados para a próxima a fase regional. São eles, do segmento de usuários,  Hernanda Lima, Tereza Evaristo da Silva Lima e Delfina de Cerqueira Ribeiro. Do segmento trabalhador, Eloá Pessoa e, do segmento gestor, Carlos Roberto Tencarte.

“Cada fase é importante para chegarmos na conferência nacional com os melhores resultados e debatermos as diretrizes reais conforme a necessidade de cada região do País”, completou o secretário.