12/04/2019 às 12:32:00
Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em Andradina

› Local: Andradina

No próximo dia 15 de abril é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo.

A data foi criada com o intuito de desenvolver um pensamento crítico na população sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos.

E dentre as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Andradina, na última quarta-feira (10), os alunos da escola João Carreira visitaram uma propriedade rural (sitio Nossa Senhora Aparecida).

Lá, orientados pelos técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, os alunos puderam ver na prática algumas técnicas de conservação do solo, como por exemplo, a importância do terraceamento (com maquinário e aula prática de como e porque se realizar), e da cobertura vegetal para evitar erosão com a águra da chuva (com explicação didática em maquete).

Durante a visita os alunos também conheceram a horta da propriedade onde são aplicadas técnicas sustentáveis na agricultura como o uso do adubo orgânico e da palha para o plantio.

“Nosso objetivo é difundir cada vez mais este tema, que é a conservação do solo, principalmente com os alunos das escolas rurais de Andradina, fazendo com que os mesmos compreendam a importância do solo, do manejo correto para evitar erosões e outros procedimentos que vão à contra mão da sustentabilidade”, ressaltou o coordenador de projetos ambientais, Adriano Denuncio acompanhado do coordenador de assistência técnica da Agricultura Municipal, Willian Santos.

Esta iniciativa é ligada também a Secretara Municipal de Educação que desenvolve projetos de conscientização ambiental dentro das escolas. “A preservação ambiental faz parte do dia a dia de nossos alunos. Estamos em praticamente todos os setores do município, Meio Ambiente, Agricultura, bem como Promoção e Esporte, são as secretarias que mantemos mais atividades, e é esta união, esta parceria, que fortalece nossas crianças, famílias e comunidade”, comentou a secretária de Educação, Lucilene Novais.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.