21/08/2018 às 13:16:00
Compostagem: Composteira Doméstica

Você sabia que 60% do lixo gerado em sua casa é orgânico e pode ser transformado em um adubo de ótima qualidade? Uma forma de produzir este adubo a um custo muito baixo é através da compostagem orgânica.

Compostagem é o processo de degradação controlada de resíduos orgânicos sob condições aeróbias, ou seja, com a presença de oxigênio. É um processo no qual se procura reproduzir algumas condições ideais (de umidade, oxigênio e de nutrientes, especialmente carbono e nitrogênio) para favorecer e acelerar a degradação dos resíduos de forma segura (evitando a atração de vetores de doenças e eliminando patógenos).

A composteira caseira é um mecanismo simples e barato para a transformação do lixo (resíduo) orgânico produzido em sua casa em um adubo de excelente qualidade.

A Secretaria municipal de meio ambiente implantou uma composteira em sua sede, os munícipes podem ir até a secretaria e se orientarem de como fazer, os técnicos demostram todo funcionamento do processo, facilitando o aprendizado. A secretaria municipal de meio ambiente fica localizada na Rua Guiomar Soares de Andrade próximo ao horto educacional, seu funcionamento é das 7h30 às 11h - 13h às 17h. Aprenda a fazer sua composteira domestica passo a passo através do Guia de compostagem.

ma1

ma2

ma3

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.