10 AGO 2018
MEIO AMBIENTE
Andradina participa de capacitação da Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P
Foto pequena 0
Foto pequena 1

Servidores de 54 municípios recebem treinamento do Ministério do Meio Ambiente e ONU para implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O Governo de Andradina através das Secretarias Municipais de meio ambiente e agricultura participou nesta segunda e terça-feira (6 e 7), do curso de capacitação do Ministério do Meio Ambiente e da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a sustentabilidade na gestão pública, o Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) reuniu representantes do poder público de 54 cidades do Estado em São José do Rio Preto.

O Curso de Sustentabilidade na Administração Pública é voltado para os servidores públicos dos três poderes e esferas de governo e visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios socioambientais, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais.

O evento aconteceu no Parque Tecnológico de Rio Preto e contou com a apresentação do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), além de palestras sobre Gestão de resíduos gerados; Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Compras públicas sustentáveis; e Construções, reformas e ampliações sustentáveis. No segundo dia os temas foram: Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Boas Práticas em sustentabilidade na administração pública; Fortalecimento da gestão ambiental municipal; Elaboração de projetos; Interação entre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU +A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública)+ Programa Município VerdeAzul. De acordo com a consultora Patrícia Fazano, que ministrou o curso, a Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente que existe desde 1999 e que agora vem sendo trazido de forma mais efetiva para as Prefeituras.

Os cursos de Sustentabilidade na Administração Pública (Agenda A3P) estão sendo realizados nas cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e a intenção é capilarizar a Agenda, permitindo que seja conhecida em todo o país. É a primeira vez que se faz um projeto de capacitação num formato mais abrangente e que pretende formar cerca de 4 mil multiplicadores e agentes do A3P. Nesta edição, em São Jose do Rio Preto – SP participam 112 pessoas de 54 cidades.

Rua: Orensy Rodrigues da Silva, n° 341 Andradina-SP CEP: 16901-900