06/04/2018 às 17:47:00
Governo de Andradina realiza palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Governo de Andradina, através da Secretária Municipal de Educação, realizou na noite desta quinta-feira (5), no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, uma palestra com o tema “Autismo: aprendendo para incluir e incluindo para aprender", ministrada pela Prof. Me. Izabel de L. Gimenez Souza, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

"Nós quanto Governo, os familiares, outros setores da sociedade, nossa comunidade em geral, precisamos nos orientar para podermos colaborar efetivamente no desenvolvimento das crianças com autismo. Promover palestras, bate-papo e encontros regulares, como esta da professora Izabel, nos possibilita ampliar nosso conhecimento e traz a tona está reflexão para entendimento e solidariedade. Hoje, saio com outra noção do que é o autismo e muito grato a todos", relatou o vice-prefeito Pedro Bentivóglio.

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno global do desenvolvimento (TGD), cujos estudos apontam uma possível influência genética.

"A criança autista necessita de muito amor, paciência e atenção da família e dos profissionais que a acompanham. O autista é um indivíduo que deve ser respeitado, e sempre incentivado em seu potencial, por isso a integração com outras crianças no meio escolar, é tão importante. Assim, a associação do aprendizado na rede municipal de ensino com atividades complementares na APAE, são fundamentais no desenvolvimento dos autistas”, relata secretária municipal de Educação, Lucilene Novais.

A palestrante Izabel, alertou para o diagnostico precoce, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação. "O transtorno do espectro autista, não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, para que o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas, sempre com muito amor, respeito e dedicação”, finalizou a professora.

O grupo "Mães Azuis Andradina", esteve representado por uma das mães que falou sobre a importância da troca de experiência, já que o autismo não tem características especificas e que a cada dia, novas lições são aprendidas.

Alunos do curso de pedagogia também participaram da palestra, assim como diretores, coordenadores, professores e funcionários da rede municipal de ensino.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.