23/03/2018 às 16:50:00
Proteção de nascentes é tema destaque nas escolas municipais

O Governo de Andradina através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação realizou no inicio desta semana atividades com alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Ondina Hofig de Castilho, relacionadas com o tema “Proteção de Nascentes”.

As nascentes são fontes de água que surgem em determinados pontos da superfície do solo, e correspondem ao local onde se inicia um curso de água. Elas são formadas quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo. As nascentes abastecem os riachos, córregos e cursos d’agua que por sua vez abastecem os rios. Sem a devida proteção menor será a vazão de água disponível, podendo secar os cursos d’agua, comprometendo toda a bacia hidrográfica.

Sendo assim, na ultima segunda-feira (20), o coordenador de projetos Ambientais Adriano Denuncio De Sá e o colaborador Luis Guilherme ministraram uma palestra explicando o surgimento das nascentes e a importância da mata ciliar para sua sobrevivência, além das formas de preservação.

Para prática, os alunos da rede ensino, visitaram a nascente modelo do município na última terça-feira (21), onde tiveram a oportunidade de observar a importância da mata ciliar e das cercas de proteção ao redor da nascente. Durante a palestra e a visita técnica, os alunos interagiram demonstrando interesse ao assunto pautado.

O objetivo das Secretarias citadas é explanar a respectiva ação em todas as Escolas do Município, incluindo também as instituições de ensino privada e a sociedade civil, abordando a Educação Ambiental Formal e não formal.