18 MAI 2009
Prefeitura assina termo de adesão para o "Minha Casa Minha Vida"
receba notícias
Vereador Makoto, gerente da Caixa, Emanuel, prefeito Jamil Ono e vereador Cristiano no ato da assinatura do termo de adesão para o Minha Casa Minha Vida

O prefeito Jamil Ono (PT), assinou o termo de adesão que garante Andradina como uma das cidades beneficiadas pelo Governo Federal com o Programa "Minha Casa Minha Vida".

A assinatura aconteceu na manhã desta segunda-feira (18 de abril), no gabinete do prefeito, junto ao gerente geral da Caixa Econômica Federal, Emanuel Corrêa Neto.

Os vereadores Márcio Makoto (PT), Wilson Bossolan (PT), e Cristiano Oliveira (PSL) também acompanharam a assinatura do termo.

A solenidade foi marcada ainda com a entregue de um projeto pela Prefeitura com o mapeamento das áreas onde deverão ser construídas as casas.

O prefeito Jamil Ono disse que adquirir a casa própria é o sonho de todo brasileiro e em Andradina fará de tudo que for possível para que os moradores possam realizar esse sonho.

Ono afirmou ainda que a cidade terá condições de reduzir o seu déficit habitacional, impulsionando a economia local com o incentivo ao setor da construção civil. Ele lembrou ainda que deverá ser criados centenas de empregos diretos e indiretos, o que irá proporcionar a cidade a oportunidade de crescer de maneira organizada.

A proposta do governo é iniciar as construções ainda em 2009 e os novos conjuntos habitacionais serão dotados de toda a infraestrutura necessária.

Recentemente o prefeito Jamil Ono e seu vice Pedro Ayres foram a Brasília, a convite da comissão de moradias do Governo Federal, para incluir Andradina no programa do que no início só contemplava municípios acima de 100 mil habitantes. O programa foi estendido para cidades acima de 50 mil habitantes e Andradina com importante proximidade com o Governo Federal, foi beneficiada.

A primeira etapa do "Minha Casa Minha Vida" é a assinatura do termo de adesão ao Programa pelos Estados e municípios.

Segundo o gerente da CEF, o cadastramento de pessoas físicas com renda mensal de zero a três salários mínimos será realizado pelo município e o local e datas do cadastramento ainda serão divulgados pela Prefeitura. A estimativa é que esse cadastramento comece a ser feito dentro de 15 dias. A mensalidade varia de R$50,00 a R$130,00, de acordo com a renda mensal de cada inscrito. Por exemplo, se uma família recebe R$ 800,00 por mês, a prestação será de R$ 80,00.

O programa "Minha Casa, Minha Vida" tem como meta a construção de um milhão de moradias para famílias com renda de zero a dez salários mínimos. Segundo o governo, a iniciativa vai consumir recursos de R$ 34 bilhões, entre aportes da União, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Condições para compra do imóvel

Até 3 salários mínimos

Operacionalização

- O beneficiário dirige-se à prefeitura, órgão do Estado ou representante de movimento social para fazer um cadastro - Após seleção é convocado para apresentação da documentação na CEF, no agente imobiliário, na prefeitura ou outros credenciados - A assinatura do contrato ocorre na entrega do imóvel