22 MAI 2009
Prefeitura assina protocolo de adesão ao "Município Verde"
receba notícias
Prefeito Jamil Ono no ato de assinatura do protocolo de adesão ao Município Verde, observado pelo secretário do meio ambiente, Francisco Graziano.

Preocupado com a questão ambiental e ciente que o município está em débito neste quesito, o prefeito Jamil Ono, acompanhado de seu vice Pedro Ayres e do interlocutor José Gardin Neto, fez com que Andradina tomasse a iniciativa em assinar o protocolo de adesão ao Município Verde. O ato de assinatura aconteceu na manhã da última quarta-feira (20 de maio), no clube da terceira idade na cidade de Sud Mennucci, na presença do secretário estadual do meio ambiente, Francisco Graziano Neto (Xico Graziano).

Cerca de 40 municípios da região assinaram o protocolo, representados por seus respectivos prefeitos ou vices. A partir de agora, Andradina terá que definir ações para alcançar as 10 diretivas exigidas pelo projeto, visando receber o certificado Município Verde, que foi lançado em junho de 2007.

As 10 diretrizes são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Para obter êxito nas metas pré-definidas pelo programa, a participação e envolvimento da comunidade andradinense é peça fundamental neste processo. O cumprimento de todas as metas credencia o município como prioritário na obtenção de recursos públicos do Governo do Estado de São Paulo.

Jamil Ono e Pedro Ayres despacharam com secretário Xico Graziano. Eles pediram uma atenção melhor a Andradina e disseram que estão buscando condições ambientais ideais para o tratamento do lixo, esgoto e preservação das matas ciliares.

Graziano falou em alto e bom tom: "Não iremos tolerar as fábricas de urubus". Ele garantiu que até o final deste ano (2009), será o fim dos lixões no Estado de São Paulo. Ele alertou ainda que na região de Andradina vários municípios ainda possuem lixões.

Interlocutores " Em Sud Mennucci, os interlocutores foram capacitados pelas equipes técnicas da Secretaria do Meio Ambiente. Andradina esteve representada pelo gestor ambiental José Gardin Neto. Ele frisou sobre a importância do treinamento técnico voltado aos interlocutores, "pois serão eles que irão trabalhar e cobrar das prefeituras as ações ambientais", justificou.

O representante municipal indicado como interlocutor é o responsável por intermediar o diálogo entre Secretaria de Estado do Meio Ambiente e seus órgãos vinculados, e a Prefeitura de sua cidade. O interlocutor cadastrado também tem a responsabilidade na elaboração e aplicação do plano de ação ambiental do município. O curso de interlocutores municipais aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio e contou a participação especial do secretário estadual do meio ambiente, Francisco Graziano Neto, que proferiu uma palestra.

Este foi 12º Curso para Capacitação de Interlocutores municipais voltado para a recuperação e preservação da qualidade ambiental nos 627 municípios que aderiram ao programa.

Versão do Sistema: 3.2.7 - 04/10/2022