22 MAI 2009
Barracão do produtor está próximo de se tornar realidade
Público presente ao fórum na Câmara Municipal foi próximo de 200 pessoas.

O Departamento Municipal Agrícola da Prefeitura de Andradina promoveu um fórum com produtores rurais para esclarecer melhor à classe os detalhes visando à instalação do Barracão do Produtor na cidade.

O encontro ocorrido na tarde da última quinta-feira (21 de maio), no recinto da Câmara Municipal, contou com participação de representantes da direção da regional de Araçatuba da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), junto com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Câmara Municipal de Andradina e dezenas de produtores rurais.

Aproximadamente 200 pessoas comparecem na reunião, surpreendendo até a organização do evento. O vice-prefeito de Castilho Pedro Boaventura também esteve presente e parabenizou o diretor do Departamento Agrícola, Rosivaldo de Paula, pela iniciativa de levar a informação até os produtores rurais, os verdadeiros interessados pela concretização do projeto.

Segundo Rosivaldo, esta foi mais uma etapa do projeto de implantação do barracão do produtor e que o mesmo objetiva beneficiar os produtores com maior lucratividade, competitividade e organização.

Ele disse também que conta com a emenda parlamentar no orçamento do Estado do deputado estadual Simão Pedro (PT), no valor de R$250 mil, para contemplar o entreposto na cidade.

Durante o encontro, a Ceagesp apresentou alguns vídeos institucionais explicando a viabilidade do projeto e ressaltou que com a companhia irá ajudar os produtores a aprender a negociar (sem atravessador) com cursos e supervisão dentro das exigências técnicas.

Função - Um entreposto é um armazém onde são guardados ou vendidos produtos agrícolas e também onde funciona como canais de distribuição da produção regional para feiras-livres, supermercados, sacolões, restaurantes e distribuidoras de hortifrutícolas.

O gerente de operações da Ceagesp-Araçatuba, Wanderley Pereira da Silva Junior, afirmou que o barracão visa contribuir com o escoamento das safras, além de movimentar o comércio atacadista e varejista.

O barracão é o caminho para uma alternativa de renda e sustentabilidade da agricultura de Andradina e até das cidades da Região, assegurou o chefe de gabinete, Manoel Messias, que esteve representando a administração Jamil Ono/Pedro Ayres, durante o fórum.

Versão do Sistema: 3.2.7 - 04/10/2022