11 SET 2009
Andradina ganha Unidade de Cadastro Rural e Assessoria Especial de Desenvolvimento Agrário
receba notícias
Coordenador da Unidade Avançada do Incra-Andradina, Ailton Sadao Moriyama, chefe da divisão de obtenção de terras do Incra, Sinésio Sapucaí, superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires Silva, prefeito Jamil Ono e o vice-prefeito Pedro Ayres.

Graças a mais uma conquista da administração Jamil Ono/Pedro Ayres (PT), agora os proprietários rurais de Andradina poderão obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) no próprio município.

Isto porque a cidade ganhou na manhã desta sexta-feira (11 de setembro), a Unidade Municipal de Cadastro Rural. Também foi inaugurada a Assessoria Especial de Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Andradina.

Esta nova unidade também irá beneficiar todos os proprietários rurais da região e transformar Andradina em pólo regional de cadastros de propriedades rurais e emissão do CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural).

A UMC e a Assessoria Agrária estão instaladas anexas a Unidade Avançada do Incra de Andradina, localizado a Rua Floriano Peixoto, 1121 e foi fruto de convênio entre a autarquia federal e a Prefeitura de Andradina.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Jamil Ono, vice-prefeito Pedro Ayres, do superintendente do Incra em São Paulo, Raimundo Pires Silva, do chefe da divisão de obtenção de terras do Incra, Sinésio Sapucaí, do coordenador da Unidade Avançada do Incra-Andradina, Ailton Sadao Moriyama, do responsável técnico da Fundação Itesp, Milton Oliveira Gonçalves, do secretário de Meio Ambiente da CUT, Aparecido Bispo, do diretor substituto da CATI, Atílio Batista Pace, e dos vereadores Wilson Aparecido Bossolan (PT), Silas Carlos de Oliveira (PDT) e Marcio Makoto Izumi (PT).

A UMC de Andradina terá autonomia para emitir o CCIR e fazer a atualização cadastral de pequenas propriedades rurais, enquanto UMCs de cidades menores apenas recebem a documentação necessária à emissão do certificado e encaminham à Superintendência do Incra em São Paulo. Os dois funcionários responsáveis pelo atendimento são cedidos pela prefeitura e já receberam treinamento do Incra e são eles, Antonio Alberto de Moura Paulino e Luciana Mantovani.

Dos 1.196 imóveis rurais do município de Andradina, 1.102 são pequenos e poderão obter o CCIR de forma rápida, emitido pela própria UMC. Também serão atendidos os cerca de três mil produtores rurais assentados e proprietários rurais de outros municípios da região de Andradina. No caso das grandes propriedades, acima de cinco mil hectares, a UMC receberá os documentos exigidos pelo Incra e encaminhará à Superintendência do órgão em São Paulo.

O CCIR constitui prova do cadastro do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e é exigido em todas as transações realizadas com o imóvel, como desmembramento, arrendamento, transmissão em herança, venda e hipoteca.

Com esta Unidade Municipal de Cadastro, Andradina vai possibilitar a atualização cadastral e emissão de CCIR sem a necessidade de deslocamento dos proprietários até outras cidades distantes.

Já a Assessoria Especial de Desenvolvimento Agrário tem como objetivo acompanhar e discutir com as comunidades os investimentos necessários ao desenvolvimento dos assentamentos. Cabe também articular junto ao Governo Federal e Estadual, a obtenção de recursos para investimentos nos assentamentos.

A finalidade é também aprimorar o atendimento aos assentados e acampados e apoiar o desenvolvimento socioeconômico e cultural. Com experiência na área rural e com bastante ligação ao Incra, o assessor de desenvolvimento será o atual vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Rosivaldo de Paula.

Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023