15 SET 2009
Prefeitura corta árvore com risco de queda no cemitério
receba notícias
Árvore morta corria risco de cair; galhos foram retirados um a um para evitar dano em túmulos

A equipe de limpeza da Prefeitura de Andradina teve trabalho nesta quarta-feira (09 de setembro), para retirar uma árvore que durante os anos anteriores secou e estava com risco de queda no cemitério São Sebastião.

Segundo o fiscal geral da Prefeitura, José Carlos Gasparelli, a árvore estava morta e provocava insegurança no local. A equipe que fez a limpeza levantou a suspeita da árvore ter sido morta propositalmente, já que ao redor do tronco, foram encontrados vários furos característicos do processo de envenenamento.

Durante a retirada da árvore, uma corda era amarrada a cada galho a ser cortado para evitar que caísse e danificasse os túmulos.

O trabalho minucioso foi acompanhado pelo prefeito Jamil Ono (PT), e pelo vereador Wilson Bossolan (PT), que estiveram durante a manhã no cemitério verificando também a poda das outras árvores e a pintura do estacionamento do cemitério.

O corte da árvore faz parte do processo de limpeza que está sendo comandada pela direção do cemitério junto com a equipe ligada a Secretaria de Administração e Finanças.

A falta de manutenção do cemitério foi um entre os diversos problemas herdados pela atual administração municipal Jamil Ono/Pedro Ayres (PT), e que está sendo resolvido de maneira eficiente.

A solidariedade entre os setores da Prefeitura, com o envolvimento da assessoria jurídica, também resolveu a falta de vagas no cemitério com a abertura de mais 600 lotes, acabando inclusive, com o problema dos túmulos que foram abertos no ano passado, na parte que era considerada como depósito de lixo do campo santo. Essa área de lixo já não existe mais. O local foi todo limpo.

São mais de 700 árvores estão sendo podadas e o próprio administrador do cemitério, Laureste Ferreira da Silva, ajuda na limpeza das quadras na retirada dos matos das quadras diariamente.

Até as placas de identificação dos túmulos não foram afixadas durante o período de 2005 a 2008. A atual administração mantém uma campanha para que as famílias de entes sepultados neste período ajudem na localização para que as placas sejam colocadas corretamente.

A equipe de Controle de Vetores também mantém um trabalho efetivo no cemitério de combate a criadouros do mosquito da dengue. O cemitério São Sebastião é o único de Andradina.

Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022