15 SET 2009
Projetos da Secretaria de Promoção Social geram renda para famílias
receba notícias
Cursos oferecidos pela Prefeitura de Andradina e desenvolvidos pelo CRAS são gratuitos para a população.

Estimular novos conhecimentos, entretenimento, diversão, trabalho em grupo e ainda proporcionar a geração de renda para as famílias do município. Este é o resultado do trabalho desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

São 15 cursos oferecidos pela Prefeitura de Andradina e desenvolvidos pelo CRAS gratuitamente para a população. Todos os cursos estão acontecendo no CSU (Centro Social Urbano), de segunda a sexta-feira, duas horas por dia.

No final do curso, os produtos confeccionados poderão ser comercializados pelas alunas, atendendo o principal objetivo do programa que é gerar renda entre os participantes.

Segundo dados do CRAS, aproximadamente 100 alunas participam das oficinas e são orientadas por dez monitores e pela assistente social Angélica Cristina Dias.

Na última semana, a secretária da Promoção Social, Maria Luiza Staut Ayres, esteve visitando o CSU e acompanhou durante uma tarde as aulas dos cursos de biscuit, decoupage- flor de eva - tela, crochê " vagonite, manicure - unha artística, hardanger, pintura em tecido e trançagem de jornal e revista.

"Esta oportunidade é importante para resgatar a auto-estima e valorizar a pessoa que se encontra sem condições para trabalhar fora de seu domicilio", destacou a secretária da Promoção Social.

Segundo ela, a Secretaria prioriza o atendimento aos mais carentes ou pessoas com índices de vunerabilidade e risco social, promovendo a inclusão social e gerando renda para inúmeras famílias através dos cursos e programas. O trabalho tem resultado no resgate da auto-estima destas pessoas que passaram a viver com mais dignidade e a atuar como verdadeiros cidadãos na sociedade.

Atualmente os cursos são oferecidos apenas no CSU, mas a Secretaria de Promoção Social, já está levando para outros bairros, em parceria com as associações de bairros.

De acordo com a secretaria Isa, já está tudo certo para a extensão dos cursos para os bairros Jardim Europa, Álvaro Gasparelli, Belo Monte e as cidades satélites de Paranápolis e Planalto.

Também já está em fase de negociação a extensão dos cursos para o CCI (Centro de Convivência do Idoso), Abrigo Municipal e para o CRES (Centro de Referência Especial e Assistência Social).

A intenção da Promoção Social é levar as oficinas para todos os bairros de Andradina, até o primeiro semestre de 2010, possibilitando a geração de emprego e renda às camadas mais necessitadas da população, buscando a qualificação de mão-de-obra e a inserção no mercado de trabalho.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal.

Paralelamente é realizado o trabalho sócio-educativo com as famílias, por uma assistente social e psicóloga.

O CRAS de Andradina está localizado na Vila Mineira, anexo ao CSU (Centro Social Urbano). Atualmente atende oito bairros que são eles, Santa Cecília, Vila Messias, Vila Mineira, Parque São Gabriel, Piscina, Vila Rica, São Pedro e Jardim Bela Vista numa população estimada de 20 mil habitantes. O CRAS oferece atendimento a 500 famílias.

Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022