21 SET 2009
Crianças plantam mil mudas no Dia da Árvore em Andradina
receba notícias
Silas e Gildão (à esq.) e Pedro Ayres, Jamil Ono, Makoto e Bossolan fazendo o plantio de mudas

As crianças das escolas municipais foram os principais personagens no plantio de 1 mil mudas a margem do córrego Pereira Jordão, que marcou o Dia da Árvore, nesta segunda-feira (21 de setembro), em Andradina.

O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e teve como importantes parceiros a Cesp e as Firb (Faculdades Integradas Rui Barbosa), através do curso de Geografia.

Foram 250 alunos das terceiras e quartas séries do ensino fundamental que literalmente colocaram a mão na terra para o plantio de espécies nativas como ipês, pau d"álho, jatobá, jenipapo e peroba.

Todas as árvores foram cedidas pela Cesp, através do Programa de Fomento Florestal. A Companhia mantém um viveiro de mudas nativas na usina hidrelétrica Sérgio Motta, a Jupiá, em Castilho.

As crianças fizeram o plantio na companhia do prefeito Jamil Ono (PT), e dos secretários de Administração e Finanças, Pedro Ayres, do Meio Ambiente, Hermenegildo Gildão de Oliveira, de Agricultura e Abastecimento, Beto Marinho, da secretária adjunta da Educação, Sandra Regina da Silva Pereira, do assessor especial do Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula, e do agrônomo da Casa da Agricultura, Cláudio Gotardo Filho.

A Câmara também teve participação ativa e os vereadores Silas Carlos (PDT), Márcio Makoto (PT) e Wilson Bossolan (PT), também ajudaram a plantar as mudas.

Para os alunos, o dia diferente de aula agradou. As crianças aprenderam brincando a importância de se preservar a natureza e o quanto uma árvore é fundamental para limpar o meio ambiente.

Segundo a secretária adjunta da Educação, as escolas já vinham trabalhando com projetos de conscientização ambiental e este dia de plantio foi importante para ajudar no aprendizado.

O secretário de Meio Ambiente anunciou que a proposta é reflorestar todas as APP (Aérea de Preservação Permanente), pertencentes à Prefeitura e chegar ao plantio de 50 mil árvores nos próximos cinco anos.

Apenas na área a margem do córrego Pereira Jordão o projeto é para plantar seis mil mudas.

Esse projeto de Andradina está inscrito junto ao Município Verde na campanha nacional, "Semeie uma Vida, Plante uma Árvore", da Ong Brasil Eco Planetário, entre as atividades de combate ao aquecimento global registradas junto a Onu e a Unesco.

Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022