22 SET 2009
MDA apresenta políticas a representantes do Território Rural de Andradina
receba notícias
Vice-prefeito de Andradina, Pedro Ayres de Souza (PT) abriu o encontro que aconteceu no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

Na última sexta-feira (18), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de São Paulo,promoveu um encontro com representantes de prefeituras do Território Rural de Andradina, no Centro Cultural Pioneiros, em Andradina.

A reunião teve como objetivo divulgar as políticas territoriais do MDA para o Território Rural de Andradina, que é formado por 11 municípios: Andradina, Castilho, Guaraçaí, Ilha Solteira, Itapura, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Suzanápolis. Além destes, foi convidada a Prefeitura Municipal de Lavínia,que poderá fazer parte do Território futuramente.

A consultora da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do MDA, Doraci Cabanilha de Souza, destacou o encontro como uma forma de mobilizar novamente as prefeituras, em razão das mudanças promovidas pelas eleições municipais de 2008. "Precisamos dar nova vida ao Território Rural de Andradina", comentou.

O vice-prefeito de Andradina, Pedro Ayres de Souza, retratou a importância dos assentamentos como fator de dinamismo econômico da região. Ele fez uma análise da situação agropecuária local e disse ser problemático o avanço da monocultura de cana-de-açúcar.

O professor Carlos Augusto Moraes e Araújo, da Unesp de Ilha Solteira, convidou os participantes a integrarem a Comissão de Implantação de Ações Territoriais (Ciat), que é composto por 50% de representantes do poder público e 50% da sociedade civil. "É preciso apropriar-se das políticas públicas. Ampliar a visão de desenvolvimento, fortalecer e contribuir para a consolidação das políticas. Ter a Ciat como um grande fórum de fixação do homem no campo", comentou.

Após explicação das políticas do MDA para a agricultura familiar, pela delegada federal do Desenvolvimento Agrário, Maria Judith Magalhães Gomes,houve um amplo debate, no qual os participantes destacaram problemas e indicaram caminhos para a integração de ações voltadas ao desenvolvimento no campo.

Além do vice-prefeito de Andradina, Pedro Ayres Souza, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Castilho, Pedro Duarte Boaventura, a vice-prefeita de Guaraçaí, Cleuza Maria Morelli Caldato, o chefe de gabinete da prefeitura de Suzanápolis, Adilson Bená Junior, o secretário geral de Nova Independência, Marciel Amorim, o diretor do Departamento de Agronegócio de Ilha Solteira, João de Oliveira, representantes da Casa da Agricultura de Lavínia, Murutinga do Sul, Pereira Barreto e Nova Independência, além de representante da Fundação Itesp e do Bairro Vila Mineira.

Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022