29 SET 2009
Parceria da Secretaria da Promoção Social e PAT capacita facilitadores
receba notícias
Participantes de Andradina, Juliana Pilla Moreno e Angélica Cristina Dias recebem certificado de facilitadoras do "Time do Emprego".

A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social está investindo em capacitação de suas agentes técnicas, graças ao esforço da secretária da pasta, Maria Luiza Staut Ayres e do prefeito Jamil Akio Ono.

Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Andradina, facilitadores foram capacitados para implantar no município o programa, "Time do Emprego".

Foram dez dias de curso em São Paulo, de 8 a 18 de setembro e foi todo custeado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert).

Além de Andradina, também participaram as cidades de Candido Mota, Porto Ferreira, Pereira Barreto, Araçatuba, Cajamar, Taboão da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Pirangi, Franca, Capital - Itaquera, Ilha Bela, Caraguatatuba e Ribeirão Pires.

Por Andradina participaram a escrituraria do Núcleo de Apoio a Família, Juliana Pilla Moreno e a assistente social do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Angélica Cristina Dias.

Segundo Isa Ayres, a Promoção Social entrou como parceira do PAT e cedeu as participantes para receber a capacitação do programa.

O programa é desenvolvido e aplicado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do Governo do Estado de São Paulo que está capacitando uma nova turma de facilitadores que atuarão no programa Time do Emprego. Neste módulo foram capacitadas 26 pessoas de diversos municípios do Estado de São Paulo que estarão aptas a conduzir o curso.

Os facilitadores orientam e apóiam o trabalhador desempregado na busca de uma colocação no mercado de trabalho de acordo com suas habilidades, interesses, valores e metas.

O curso e o material utilizado para capacitação desses novos "facilitadores" é gratuito e foi totalmente fornecido pela Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho).

Time do Emprego - O Time do Emprego é um programa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho que busca a recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Forma-se um grupo de desempregados - chamado de time - e todos se ajudam na busca pelo emprego, por meio de troca de experiências e auxílio mútuo.

Os participantes recebem orientação sobre elaboração de currículo, comportamento em entrevistas, escolha de emprego, dinâmicas de grupo e testes.

Para participar o trabalhador deve estar desempregado, ser maior de 16 anos, e se cadastrar em um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador - PATs.

Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022