29 SET 2009
Governo de Andradina prestigia ações para agricultura familiar
receba notícias
Vice-prefeito de Castilho, Pedro Duarte Boaventura, prefeito de Suzanápolis, Antonio Vidoti, prefeito de Andradina, Jamil Ono, presidente da Câmara Municipal de Suzanápolis, Antoniel Vicente, coordenador da região sudeste do Programa Luz Para Todos, Sinval Ladeira e o coordenador estadual, Fernando Salles Ribeiro.

O prefeito Jamil Ono (PT) esteve participando da imissão na posse da terra da fazenda Timborezinho em uma área de 760 hectares que vai atender 47 famílias.

O ato aconteceu na manhã de sexta-feira (25 de setembro), na estrada vicinal José Rodrigues Celestino.

A agricultura familiar deverá multiplicar no município com a criação deste novo assentamento que receberá nome de Josuel de Castro, geógrafo e defensor da reforma agrária e que mapeou o drama da fome no Brasil e no mundo.

O coordenador da Unidade Avançada do Incra de Andradina, Ailton Sadao Moriyama, o procurador da Procuradoria Regional de Araçatuba, Rodrigo Fiorezi e a oficial de justiça também de Araçatuba, Yamara Moyses da Silveira deram a imissão aos sem terras.

A Assessoria Especial de Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Andradina, através do assessor especial, Rosivaldo de Paula acompanhou a ação.

Houve atraso na entrega da imissão na posse da fazenda devido o representante do proprietário da fazenda Timborezinho não comparecer no local. O Incra deverá notificar o proprietário nos próximos dias.

Além de centenas de pessoas, lideranças do MST (Movimento dos Sem Terra) participaram do ato como o membro da coordenação regional do MST, René Parren e o líder dos assentados, Jonas Silva. Ele falou do orgulho da vitória da conquista do pedaço de chão, e que a partir de agora é produzir alimentos não só para o sustento da família, mas para gerar divisas ao município. Segundo Silva, a idéia é implantar o sistema de cooperativa para ampliar os horizontes do pequeno produtor rural.

O produtor rural, Mario José Fiorani e sua esposa Anézia Pardino Fiorani, um dos casais mais antigos do acampamento Josuel de Castro, vibravam de emoção e elogiaram o Governo de Andradina que vê dando atenção à classe rural.

A instalação da Unidade Avançada do Incra, a criação da Secretaria da Agricultura e da Unidade Municipal de Cadastro Rural por parte do Governo de Andradina vem de encontro com o anseio do pequeno produtor e ajudou em muito a vida do homem no campo, disse Fiorani.

Luz para Todos " O prefeito Jamil Ono também esteve na manhã desta sexta-feira (25 de setembro) da inauguração do programa Luz para Todos do Governo Federal.

O ato inaugural aconteceu na cidade de Suzanápolis, na região de Pereira Barreto onde serão beneficiadas 156 famílias, totalizando 750 pessoas do assentamento União da Vitória.

As obras, realizadas pela concessionária Elektro, demandaram investimentos de aproximadamente R$ 1,2 milhão de reais em todo o município, onde o Programa já realizou a ligação de 168 casas. Até o final de 2010, mais 30 famílias serão beneficiadas.

Também estavam presentes na inauguração das novas obras de Eletrificação Rural no município de Suzanápolis, o prefeito anfitrião Antonio Vidoti, o vice-prefeito de Castilho, Pedro Boaventura, coordenador da região sudeste do Programa Luz Para Todos, Sinval Ladeira e o coordenador estadual, Fernando Salles Ribeiro.

O prefeito Jamil Ono destacou que após a eletrificação, o assentamento poderá adquirir tanques de beneficiamento de leite, uma vez que a principal atividade produtiva dos moradores é a pecuária leiteira, além de maquinários para o processamento de ração animal, oferecendo oportunidade para geração de novas fontes de renda.

A instalação da energia na comunidade também incrementará o comércio local, com a venda de aparelhos eletrodomésticos e maquinários, tais como geladeira, liquidificador, chuveiro e ferro elétrico, televisão, motores e bombeamento elétrico de água.

Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022