01 FEV 2024
Começa a troca de toda iluminação pública da cidade por leds
Andradina 100%. Asfalto, tratamento de esgoto e iluminação LED mais clara e segura para todos os bairros da cidade. O anúncio que a cidade atingirá estas metas em 2024 aconteceu durante o lançamento da “megaoperação” de troca de luminárias da iluminação pública nesta quarta-feira (31).

O programa de iluminação 100% LED na cidade atende a meta do Prefeito de Andradina Mário Celso Lopes de dar um imenso passo para a segurança pública do município com tecnologia e inovação.

“Nós estamos começando a substituição e instalação de toda iluminação pública de Andradina inclusive dos seus dois distritos (Planalto e Paranápolis) com a troca em torno de 9.000 pontos de iluminação pública da cidade de Andradina que será totalmente substituída por iluminação de LED trazendo uma luminosidade maior segurança pública para a cidade de Andradina”, disse o prefeito que também apontou a consequente economia muito grande na conta da iluminação pública.

O sucesso das novas luminárias Led vista em praças públicas, avenidas, marginais e equipamentos esportivos, vai chegar à vida de todos os andradinenses. A nova tecnologia que é infinitamente melhor da atual, composta por lâmpadas de vapor de mercúrio e vapor de sódio.

A concessionária de energia Elektro (Neoenergia) também é parceira e vai trocar 2,5 mil luminárias por sua conta. As demais trocas serão possiveis pelo bom uso da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) paga todos os meses juntamente com a conta de energia.

Segundo o secretário de Obras, Geraldo Pilla, o projeto de mudança de tecnologia na iluminação pública está na pauta do Governo de Andradina há alguns anos, mas graças a qualidade nos investimentos públicos e austeridade nos gastos, o momento propício para que isso seja realidade chegou, com o barateamento da tecnologia e precaução nas compras. Para se ter uma ideia, na primeira tomada de preço realizada pelo Governo de Andradina, a luminária de 200W foi cotada a um preço de R$ 842 (oitocentos e quarenta e dois Reais) e na última chegou a R$ 139 (Cento e trinta e nove Reais) uma diferença de R$ 703 (setecentos e três Reais) por unidade.

O cronograma de troca é acelerado e os primeiros bairros a terem 100% da nova iluminação serão Planalto e Paranápolis, fora isso, as mudanças começam por bairros do Centro, Rodoviária, Benfica e Passarelli. Equipes fixas trabalharão todos os dias da semana e nas quartas e sextas-feiras serão feitos mutirões. No dia de hoje (31) 12 frentes de trabalho estão atuando no município.

Além de praças públicas essas luminárias já podem ser vistas em toda a extensão das marginais de acesso à cidade com acesso à rodovia Marechal Rondon, onde foram trocadas aproximadamente 150 luminárias. A Avenida Guanabara, Paes Leme Mall Street, todas as Arenas Beach e outros pontos estratégicos da cidade já receberam a mesma tecnologia. No prolongamento da avenida Guanabara, em seu canteiro central, foram implantados luminárias LED/SOLAR, autossustentáveis e que não representam nenhum gasto para os cofres públicos.