16 MAI 2023
“Intervenção foi única maneira de salvar a Santa Casa”, afirma Mário Celso
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, realizou uma coletiva de imprensa para explanar pontos sobre a intervenção administrativa na OSS (Organização Social de Saúde) da Irmandade “Santa Casa de Andradina”. Uma série fatores levaram a administração a decretar a intervenção e o principal deles foi “resgatar” a função principal do Hospital para prestar um bom atendimento de saúde par aos andradinenses e das cidades assistidas pelo estabelecimento de saúde.

O fechamento de leitos do SUS, falta de recolhimento de tributos descontados dos funcionários, desvio da finalidade principal do hospital, não pagamento de fornecedores e uma dívida passiva de R$ 45 milhões foram alguns dos pontos apresentados a imprensa regional e vereadores.

O prefeito esteve ao lado do interventor Dr Edson Lopes, da secretária de Saúde, Maristela Marinho e sua equipe de saúde, do presidente da Câmara Coxinha Prando, além dos vereadores Careca da Natação, Elaine Voguel, João Máximo, Rodarte dos Anjos, Lucas Lopes, Hugo Zamboni e Eloá Pessoa, que participou da reunião como membro da equipe da Saúde.

Na visão do prefeito, a Santa Casa sempre pertenceu à a comunidade Andradinense, sendo constituída ao longo dos anos pelo esforça coletivo dos governos e por andradinenses pioneiros e benfeitores da cidade, principalmente com doações pessoais que garantiram que a cidade sempre pudesse contar com um hospital que por décadas teve a finalidade de cuidar, primordialmente, da saúde de todo um povo.

“Temos que separar a administração da Santa Casa do hospital. O hospital é nosso, para benefício do “nosso povo” e dele não abrimos mão. O que acontece é que, amparados com o grande prestígio da Santa Casa, há alguns anos a OSS se credenciou para gerenciar outras unidades de saúde Brasil afora e nosso único hospital foi “sugado” para que isso acontecesse, sua finalidade foi esquecida e a coisa não vai bem”, disse Mário Celso.

Desde as primeiras horas de hoje (16), o prefeito esteve participando de reuniões no hospital para se por a par de todas as situações possíveis e tranquilizar a todos quanto ao funcionamento da Santa Casa. Não haverá demissões de colaboradores funcionais, serão priorizadas os investimentos para manter a “casa funcionando”, existe um trabalho para a reabertura dos leitos do SUS, e para isso a Câmara de Vereadores já aprovou uma dotação orçamentária para imediata compra de todos os materiais para suprir o déficit atual da Santa Casa que hoje tem 129 leitos SUS, para atender pacientes da cidade e demais municípios da região. “Temos a obrigação de ampliar o atendimento dos menos favorecidos resgatando a dignidade do hospital”, disse.