28 SET 2022
Distrito Turístico é lançado oficialmente e novos investimentos do Estado são anunciados em Andradina

Um momento histórico para Andradina. Na tarde desta terça-feira (27), o governador Rodrigo Garcia assinou o decreto de criação do Distrito Turístico Andradina e o Governo de São Paulo anunciou novos investimentos em infraestrutura ao longo da rodovia Marechal Rondon (SP-300).

Uma cerimônia na manhã de hoje (28) no Parque Temático/Acquático Acqualinda, com a presença do prefeito Mario Celso Lopes e do secretário de Turismo do Estado Vinícius Lummertz oficializou a criação do novo Distrito turístico, o 4º do Estado de São Paulo, com uma área de 730 hectares.

Mário Celso, prefeito anfitrião do evento, fez questão de destacar que a criação do Distrito Turístico é um momento histórico para a cidade, comparada a sua fundação.  “Fizemos a nossa lição de casa. Não fomos bater a porta de ninguém com o pires na mão, Trabalhamos e nos preparamos para este momento. Por isso, tinha certeza que nosso esforço seria reconhecido por um homem de visão e de coragem como Rodrigo Garcia, ao contemplar o projeto do Distrito. Ele comprou a nossa ideia e o dia 27 de setembro pode ser lembrado como um segundo aniversário de Andradina. Quando a cidade renasce para a nova indústria do turismo” disse Mário.

Para Lummertz, a força empreendedora de Mário Celso foi muito importante para marcar uma nova fase de desenvolvimento para a região. “Sabemos que São Paulo desponta no Agrobussines e na Industria, mas é o turismo a nova indústria capaz de levar prosperidade as pessoas. Turismo gera emprego, que gera dinheiro para as famílias que tras a prosperidade para todos“, disse.

O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar uma obra de construção de 10km de via marginal a rodovia Marechal Rondon (5km em cada sentido) com investimento aproximado de R$ 120 milhões. “É uma obra que se projeta para futuro considerando que Andradina está no mapa do turismo nacional”, declarou Lummertz.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Andradina, Norival Nunes afirmou que a cerimônia foi de grande importância para manifestar o grande agradecimento de Andradina ao atual governo do estado de São Paulo. “Sou testemunha dos investimentos milionários feitos através do governo de Rodrigo Garcia e agora a realização de um sonho de um projeto que beneficiará muitas gerações”, disse Norival.

Em um breve relato, Mário Celso apresentou alguns números do Parque Acqualinda, que já recebeu 50 mil visitantes, movimentando R$ 12 milhões apenas em visitação e mais R$ 25 milhões em venda de cotas do resort de multipropriedade associado ao parque. “Ainda estamos trabalhando em “soft oppening”. A expectativa é em breve gerar mais milhares de empregos diretos e indiretos dentro do trade turístico da cidade, levando o nome da região para o mundo todo”, disse.

Em comparativo a Orlando, quem sabe o destino turístico mais visitado do gênero no mundo, onde a construção se deu em meio a um pântano, Mário Celso afirmou que ao contrário da rota norteamericana, Andradina possui um clima propício com dias ensolarados na grande parte do ano e não possui histórico de adversidades climáticas.

Alan Baldacci, presidente do Distrito Turístico de Serra Azul, usou da palavra para enaltecer a iniciativa empreendedora que acontece em Andradina. “Eu sou de São Paulo e nunca pensei em um dia estar em Andradina. Mas agora a cidade entrou no mapa nacional do turismo e cá estou”, disse.

Outra presença marcante foi a do presidente da São Paulo and Visitors Bureau,

Toni Sando, que usou da palavra para lembrar que o turismo em São Paulo crece exponencialmente, fazendo crescer as rotas paulistas dentro do cenário brasileiro do turismo, o que tras renda e prosperidade a todos.

Presenças

A comitiva do Secretário de Turismo, Vinícius Lummertz foi composta  por Alan Baldacci - presidente do Distrito Turístico de Serra Azul, Toni Sando presidente da São Paulo and Visitors Bureau, Gustavo Griza  Diretor  de Projetos Estratégicos da SECTUR-SP, além do andradinense Marco Pilla, grande repre4sentante do interior no Palácio dos Bandeirantes.

Prestigiaram o evento a Primeira Dama Juçara Lopes, o presidente da Câmara Municipal de Andradina, Guto Marão, o prefeito de Araçatuba Dilador Borges, o prefeito de Castilho, Paulinho Boaventura, o prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes, o prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleotério o prefeito de Itapura Fábio Dourado, vereadores da Câmara de Andradina e demais Câmaras da região, além de centenas de representantes de entidades constituídas e empresários do trade turístico regional.