27 SET 2022
Flagrados por vigilância, dois são presos furtando fiação no cemitério
Basta uma pesquisa rápida em sites de busca na internet para verificar que boa parte das cidades brasileiras sofre com o roubo de fiação elétrica. Tanto privada quanto pública. Nesta terça-feira (27) foram presos enquanto furtavam fios da área externa do Campo Santo São Sebastião em Andradina.

Eram por volta das 7 horas quando uma ligação anônima denunciou a atividade suspeita de dois homens no lado de fora do cemitério. Imediatamente a atividade foi detectada pelas câmeras de segurança da central de monitoramento da prefeitura e a Polícia Militar foi acionada. A prisão aconteceu às 7h10, apenas dez minutos após o início da comunicação.

Os dois presos são velhos conhecidos da Polícia Militar por furto. Eles se utilizaram de uma colher de pedreiro e um alicate para desenterrar e cortar os fios.

Segundo o Diretor de Segurança Pública, André Luis de Lima Augusto, desde o ano passado, escolas, postos de saúde, praças e obras têm sido palco de inúmeros roubos de fiação, que também acontece nas empresas privadas. Desde a instalação de uma central de monitoramento e ampliação da ronda pela Atividade Delegada, além de força tarefa em ferro-velhos o número de casos diminuiu.

“Também houve o aumento do número de vigias em atividade, após a desativação das guaritas das passagens de nível. Nossa equipe faz um trabalho sério e a central de vigilância é uma ferramenta que também coíbe e serve de alerta nestes casos. Os furtos trazem prejuízos aos cofres públicos e às empresas e contribuintes que têm seus bens roubados. Os receptadores também são criminosos e eles é que viabilizam os roubos. Se não houver para quem vender, nós conseguimos estancar este problema”, comentou Lima Augusto.