13 MAI 2022
Nota de esclarecimento sobre matéria com conteúdo falso (fake News) relacionada ao programa “Cirurgia Agora”
Cirurgia Agora é exclusivo para demandas reprimidas. Não existe obrigação judicial
No dia de ontem (12/05/2022), foi publicada matéria no “Jornal O Foco”, com o seguinte título: mario-celso-tera-que-fazer-mutirao-de-cirurgias-para-cumprir-ordens-judiciais e replicada no site e Facebook do “Jornal” Hoje Mais com o seguinte título: Mário Celso terá que fazer “mutirão de cirurgias” para cumprir ordens judiciais.

Pois bem! O Programa “Cirurgia Agora” não tem relação alguma com decisões judiciais. Pelo contrário, tal programa fora criado pelo município para agilizar a realização de cirurgias em pacientes que estão numa lista de espera por tais procedimentos.

“Vamos utilizar recursos dos do município para terminar por essa angústia de esperar pela intervenção de saúde que pode eliminar um problema por meio de uma simples cirurgia”, explicou o prefeito Mário Celso quando do lançamento do programa.

Todas as decisões judiciais relacionadas a realização de cirurgias foram e são cumpridas religiosamente dentro do prazo pelo Município. Em nenhum processo judicial mencionado na reportagem “fake” houve pagamento de multa. Na verdade, o valor de R$500,00 (quinhentos reais) ou R$ 5.000,00 (cinco mil) é o valor arbitrado para o caso de descumprimento da decisão liminar, o que, no caso, não ocorreu em nenhum dos processos.

Por exemplo, no processo judicial nº 1001986-31.2022.8.26.0024 mencionado de maneira “fake” na reportagem, a suposta multa é em caso de descumprimento, sendo que a cirurgia foi realizada no dia de ontem, 12/05/2022. Além disso, nas decisões judiciais há prazo para encaminhamento para o procedimento necessário e, após, o prazo para o procedimento em si, no qual, a reportagem omite tais informações.

O Município de Andradina repudia esse tipo de veiculação e se coloca à disposição de qualquer cidadão para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários. Ademais, o Município de Andradina tomará as medidas cabíveis.