Comitiva Andradinense fez intercambio de conhecimentos no Hospital do Amor

18/02/2021 às 14:27:00
Local: Barretos/SP

Barretos/SP

Uma comitiva da Secretaria de Saúde de Andradina/SP, esteve dois dias em Barretos/SP dando prosseguimento ao intercâmbio com o Hospital de Amor e com a Faculdade de Medicina de Barretos. A missão, chefiada pelo secretário de Saúde João Leme Blumer Neto teve como objetivo conhecer as instituições e também o programa de saúde humanizado que é exemplo para o mundo.
No início do mês um grupo do Hospital do Amor de Barretos esteve em Andradina para conhecer a realidade da saúde da cidade tendo como guia o próprio prefeito Mário Celso Lopes. A visita é fruto da primeira ação do prefeito d Andradina após as eleições que foi um dia de estudos com Henrique Prata, o grande Ceo do Hospital do Amor e da disposição de se implantar uma unidade do Hospital do Amor para diminuir o sofrimento das pessoas que tem que se deslocar para longe em busca do tratamento humanizado que é a marca da administração do antigo Hospital do Câncer. 

Essa equipe foi responsável em fazer um diagnóstico do Sistema Municipal de Saúde e levantar as potencialidades para a instalação de um núcleo ou até mesmo o modelo de atendimento que deu renome internacional ao Hospital do Amor. O grupo de estudos era composto pelo o Dr Edmundo Mauad (Hospital do Amor de Barretos), Dr Sérgio Serrano (Diretor da Faculdade de Medicina de Barretos) e Leonardo de Paula Almeida, coordenador da Unidades Básicas de Saúde de Barretos ligadas a Fundação Pio XII, mantenedora do hospital .
O grupo andradinense também contou com a participação do vice-prefeito Dr Paulo Assis, do médico o médico Dr. Amyr Zalnieruskynas Camilo Vieira, da vereadora Elaine Voguel além de um corpo técnico formado por Franciane Duarte,  Carla Back,  Katia de Oliveira, Viviane Duchini, Dioner da Silva e Maristela Marinho, que atuam como articuladoras de Saúde, gestoras das UBSs e enfermeiras da UPA 24 Horas.
“Visitamos as dependências do Hospital de Amor, que trabalha com ênfase na prevenção, diagnóstico precoce e conhecemos a humanização que acontece nos atendimentos das UBSs geridas pelo Hospital e pela Faculdade”, disse João Leme.

Impressões positivas
O secretário fez uma menção especial sobre as transformações na Santa Casa de Barretos, com um novo conceito de trabalho e administração.


“O intercâmbio com um serviço de ponta e internacionalmente reconhecido e toda essa troca de experiências, tem como intuito de melhorar a resolutividade de nossas UBSs levando ainda esse conceito de amor e humanização”, explicou Leme. 
O grupo também conheceu a telemedicina, onde pacientes recebem em sua residência orientações e até a pré-consulta, onde médicos dão a atenção básica orientações com especialistas. No Hospital do Amor ainda conheceram a fábrica de carretas, uma oficina enorme que faz modificações em Containers e ônibus para que sejam usados em consultas remotas como zona rural

“Todas as informações coletadas durante esse intercâmbio vão ser o ponto de partida para a nossa transformação na saúde.  Vamos fazer um plano de ação para aproximar nossa realidade a excelência no atendimento da saúde básica e o acolhimento humanizado de pacientes promovido nas unidades do Hospital do Amor”, disse Mário Celso. 


O prefeito reconhece que o trabalho realizado no Hospital do Amor referência no Brasil e no mundo, por sua atuação no campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento. Além disso, foi reconhecido em pesquisa popular como o melhor hospital conveniado ao SUS do Estado de São Paulo, com 97,2% de aprovação em categorias como serviço, infraestrutura, limpeza e qualidade do atendimento, ou seja, é o maior centro gratuito de tratamento e combate ao câncer no País.

 

Foto - crédito: Secom/Prefeitura


Fonte: SECOM/Prefeitura