06/10/2017 às 15:53:00
› Cetesb e Comar apontam possibilidade de ampliação do aterro de Andradina

Em São Paulo, o Governo de Andradina teve importante encontro na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), na tarde desta quinta-feira (05), para a ampliação do aterro sanitário do município.

O assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, esteve representando a prefeita Tamiko Inoue junto com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo, o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Henrique Pastorelli, e a secretária de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Paola Kotaki.

O encontro aconteceu com o diretor-presidente da Cetesb, o engenheiro Carlos Roberto dos Santos, o assistente executivo Hercules Cerullo, o chefe de gabinete, Valdir Agnelo e o diretor de operações, Geraldo Amaral.

Na reunião foi discutida a nova portaria Nº 1.393/GC3 de 26 de setembro de 2017 do Comando da Aeronáutica (Comar) do Ministério da Defesa que vai permitir a ampliação do aterro e a mudança da licença parcial de operação.

Jamil destaca que a questão ambiental é um dos temas mais importantes hoje em dia, tanto a nível municipal, regional e estadual. “Andradina é referência na qualidade de coleta e destinação do lixo, que é avaliado como um dos melhores do País. Precisamos pensar sempre à frente, garantindo um equilíbrio para as próximas gerações”, comentou Jamil.

Gotardo explica que além dos estudos de ampliação do aterro, o Governo de Andradina está atento as novas tecnologias voltadas à sustentabilidade, como as que possibilitam não enterrar o lixo e cogerar energia, e até mesmo desenterrar o lixo existe.

“Todos nossos passos são dados com o aval da Cesteb”, comenta o secretário ressaltando, que sem a nova portaria do Comar, Andradina teria que fazer investimentos na ordem de R$ 14 milhões, já que portaria anterior restringia a permanência de área para esta função a menos de 20 quilômetros de aeroportos.

Essa ação caminha junto com outras medidas como o encontro onde foram debatidas soluções ambientais através da Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo) em agosto para discutir o local mais adequado para os aterros dos municípios da região, segundo o que preconiza o Governo do Estado de São Paulo.

Atendimento de segunda a sexta, das 08:30 às 16:30 e às horas.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.